Senso Crítico

Senso Crítico

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Por Que Tão Distante?


Por que tão distante?

Ah o ser humano! Parece nunca estar onde deveria, nunca sentir o que gostaria, nunca fazer o que pretendia.....parece estar sempre tão distante da felicidade....
Na infância a felicidade parece estar tão distante! Ela parece estar mais próxima dos jovens, que começam a desfrutar da liberdade para descobrir novos sabores, novos valores...dinheiro, paixões, entusiasmo. Mas é estranho, os jovens também dizem sentir-se tão distantes da felicidade.... ela parece estar mais próxima dos adultos, que descobriram o amor maduro e responsável (?), que ganham seu próprio sustento e não precisam mais viver de mesada, que tem filhos, casa própria.  Mas se perguntarmos aos adultos onde esta a felicidade eles dirão que ainda não a conquistaram. A felicidade para eles esta no topo do Everest, ou no fundo do mar infestado de tubarões, ou esta naqueles poucos metros que separam o homem do solo quando ele puxa a cordinha do paraquedas, esta em todas estas coisas que eles não fizeram....ou talvez não....não sabem ao certo...quem sabe ela esteja no futuro, na aposentadoria do idoso...
Já o idoso, quando fala da felicidade, fala com aquele ar de melancolia e saudade, como se ela tivesse ficado lá atrás, numa das curvas da sua memória, e que é impossível ir resgatá-la, pois sua memória não é mais a mesma e não lembra por quais caminhos andou.
Por que tão distante?
Por que colocamos a felicidade tão distante de nós?
Talvez porque a gente tenha se esquecido de alimentar nossa chama interior, aquela chama que ilumina nossa alma, que ilumina nossos olhos, que clareia nossos caminhos. Sem uma alma acesa todo caminho parece sombrio. O caminho do outro nos parece sempre melhor, mais iluminado, arejado...Abra as janelas de sua alma...uma leve brisa é suficiente para acender as brasas que ainda estão quentes......vento não faltará!
Seja feliz, mas não vá para muito longe...seja feliz dentro de você mesmo, e se for para empreender uma longa jornada, que seja para abrir janelas, iluminar caminhos,soprar brasas mundo afora.


Juanito

Nenhum comentário:

Postar um comentário